Barrinha de Cereais com Sementes de Mogumba

2 243

Discípula mais que confessa de Valdely Kinupp e observadora atenta que sou de grandes e pequenos detalhes da natureza ao meu redor me divirto a procura por Pancs e a cada dia me surpreendo mais com tantas variedades e informações sem fim de novas descobertas de coisas velhas, e esse  resgate de alimentos há muito utilizados e essa  renovação diferenciada na mesa sem duvida alguma causam um reboliço tremendo em gente como eu que detestam mesmice e vivem atrás de novidades. ( Resumo em pdf no final do Post sobre a Mogumba)

E essa adrenalina foi tanta que me impulsionou direto da minha zona de conforto para a sala de aula. Já pensou? Trinta anos longe da escola e la fui eu fazer um curso técnico presencial no período noturno mesmo pensando que não daria conta não, mas com a ajuda de Deus, conclui com sucesso mais essa empreitada e aqui estou para contar a história e mostrar como utilizamos as sementes da Pachira Aquática.

A Mogumba aqui foi a peça chave e a nossa Panc escolhida para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que eu e a Débora apresentamos ao término incluindo as Castanhas torradas e moídas na elaboração de uma Barrinha de Cereais com Aveia, Amendoim, Glicose, Flocos de arroz e Uva Passa. Pode se consumir as Castanhas Torradas com sal ou fazer substituições em qualquer receita onde vai Amêndoas, Castanhas e onde mais sua imaginação te levar.

Elaboração Barrinhas de Cereal
Elaboração Barrinhas de Cereais

Tivemos a sorte que aqui em nossa cidade temos varias mogunzeiras adultas, produzindo que compõem a arborização urbana e contando com a ajuda de funcionários da prefeitura, obtivemos o fruto ainda fechado colhido diretamente da arvore, mas esses frutos a seu tempo caem e dispersam as castanhas pelo chão facilitando a colheita dos mesmos.

As capsulas colhidas precisam de alguns dias de descanso para serem abertas, elas vão murchando e ai é só bater uma contra a outra que abrem.

Capsulas de Mogumba
Capsulas de Mogumba

Método 1 e o mais correto

Descascar as sementes antes de levar ao forno e deixar ate torrarem.

https://orquideasfacil.com/wp-content/uploads/2019/02/Sementes-descascadas-de-Mogumba.jpg
Sementes descascadas de Mogumba

Para facilitar e adiantar o processo pode quebrar as sementes, laminar em pedaços menores.

Método 2 

Torrar as sementes com a casca para descascar depois.

Faça um corte em cada uma antes, a pressão interna faz com elas estourem.

Explodi algumas, rsrsrsr, acredite.

Mogumbas Castanhas com casca ao forno
Mogumbas Castanhas com casca ao forno
Sementes de Mogumba Torradas
Sementes de Mogumba Torradas

 

Barrinhas de Cereais com Mogumbas
Barrinhas de Cereais com Mogumbas

Receita da Barrinha de Cereais 

Formulação da Barra de Cereal

 Formulou-se receita básica de Barra de Cereais empregando Castanha de Mogumba.

 Mix de ingredientes secos: 200g de amendoim, 50g de mogumba, 20g de flocos de arroz, 50g de uva passa.

 

Amendoim 200g
Mogumba 50g
Flocos de arroz 20g
Uva passa 50g

 

Para calda:  260g de água, 105g de açúcar, 50g de glicose, 1,6g de óleo de soja, 1,6g de lecitina de soja, 7 g de goma acácia.

Reduziu-se a calda de 425,2g para 267g.

Água 260g
Açúcar 105g
Glicose 50g
Óleo de soja 1,6g
Lecitina de soja 1,6g
Goma acácia 7g

 

Barrinhas de Cereais com Panc
Barrinhas de Cereais com Panc

 

MÉTODO DE FABRICAÇÃO

Triturou-se a Castanha de Mogumba já torrada mantendo -a em pedaços com uma maior granulosidade ao qual foram incorporados os demais ingredientes secos. Após a mistura, adicionou-se uva passa inteira sem sementes. Homogeneizou-se, novamente, a mistura para a inserção do xarope de glicose, o qual foi adicionado aos poucos até a obtenção de massa uniforme.

Em seguida, distribuiu-se a massa em forma de aço inoxidável, previamente revestida com filme PVC.

Realizou-se a prensagem com rolo de polietileno até espessura aproximada de 1 cm. A massa permaneceu em repouso por cerca de   6h para posterior desenformagem, corte e embalagem em laminado de alumínio.

Receitas de Barrinhas Caseiras aqui 

Leia Mais…

Barrinha de Cereais enriquecida com Castanha da Mogumba (Pachira aquática)

 KALAF, Claudinéia Giandomenico

ROCHA, Débora Gomes dos Reis

RESUMO

As oleaginosas apresentam gorduras mono e poli-insaturadas, conhecida como gorduras “boas”, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Encontra-se presente nestes alimentos proteínas de alto valor biológico, vitamina E e micronutrientes, como o selênio, o cobre e o magnésio. A industrialização de oleaginosas constitui-se num importante setor do sistema agroindustrial pela importância de seus produtos nas indústrias siderúrgicas, de cosméticos e como matéria-prima na indústria de alimentos para o consumo animal e humano. Os compostos bioativos, muito presente em frutos, exibem propriedades antioxidantes além de estarem associados a diversos benefícios físicos. Diante do exposto, o objetivo desse trabalho foi elaborar Barrinha de Cereais enriquecida com Castanha da Mogumba (Pachira aquática) PANC que são facilmente encontradas em muitos Estados Brasileiros devido ser comum o plantio da Mogumba na Arborização Urbana o que favorece a colheita extrativa das Amêndoas que no período de sua maturação caem naturalmente ao chão. As castanhas de Mogumba (pachira Aquatica) são comestíveis e já foram desenvolvidos estudos sobre a composição das sementes que demostraram possuir um alto teor de óleo, sendo o ácido palmítico o seu principal componente testes toxológicos realizados nesse mesmo estudo demostraram discreta toxicidade e não apresentaram evidencias citotóxicas

As castanhas ou amêndoas utilizadas no desenvolvimento deste trabalho foram extraídas de frutos maduros, coletados no município de Vera Cruz , Estado de São Paulo no mês de Agosto de 2018 .Foram obtidas por meio de quebra manual das capsulas (frutos) que após a colheita diretamente da árvore ficaram em descanso a sombra por 5 dias sendo em seguida torradas, realizando-se um corte em cada semente para liberação de calor e expôs-se o material a uma temperatura direta de 200°C por 1:30. Descascou-se e as amêndoas foram trituradas em liquidificador sendo novamente torradas até secarem completamente. Optou –se por Barras de cereais devido a sua praticidade por serem uma alternativa saudável às barras de chocolate, o produto foi direcionado no Brasil inicialmente aos adeptos de esportes radicais e conquistando posteriormente o público em geral tendo o seu aumento de consumo ao fato de ser um produto que não necessita de refrigeração, além de ter um apelo saudável.

 

 

você pode gostar também Mais do autor

2 Comentários

    1. Claudinéia Diz

      Que bom Luciana.Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.