Brasiliorchis ou Maxillaria Sanguinea

Brasiliorchis ,Maxillaria Sanguinea ou Maxillaria Phoenicanthera

0 418

Ok… EU DESISTO. Depois de muita procura, pesquisas e de me deleitar com tantas imagens dessa Família enorme das Maxillaria  (e das Brasiliorchis) eu finalmente desisto. 

Brasiliorchis ou Maxillaria Sanguinea
Brasiliorchis ou Maxillaria Sanguinea

Identificar corretamente uma Orquídea, seu gênero e especie não é uma tarefa fácil e algumas delas como a citada acima então nem se fala. Não consegui identificar com certeza qual é a especie que tenho cultivado há muito tempo mas mesmo sem um nome correto e exato vou deixar registrado aqui as imagens da minha pequena e perfumadíssima Orquídea e quem souber esclarecer a ID por favor deixe um comentário.

Brasiliorchis ou Maxillaria Sanguinea
Orquídea Amarela,pequena e perfumada

Essa pequena grande Orquídea é de fácil cultivo e tem uma excelente adaptação podendo ser cultivada tanto em vasos, cachepôs ou direto em um tronco de arvore. Propaga se com facilidade florescendo no Verão, entre os meses de Novembro á Março na região Sudeste período quente e chuvoso que não impede as pequenas flores de perfumarem copiosamente o ambiente.

Maxillaria
Botões Florais

A principio não me encantei com essa “coisinha” não, os botões florais se  parecem com verrugas mal colocadas na planta. Justo eu.. que fico muito feliz com cada avanço de minhas pequenas e mais ainda  quando descubro botões nelas é claro.

Achei ela na verdade muito simplória. Folhas lindas e vistosas que prometiam uma flor exuberante e pah… Verrugas com flores minusculas e aparentemente sem graça  até que notei o perfume. Se superou com o perfume.

E que perfume, não consigo descrever mas posso dizer que é suave, adocicado e único.

Brasiliorchis ou Maxillaria Sanguinea
Flores pequenas e perfumadas

 

Brasiliorchis ou Maxillaria Sanguinea

A propagação dessa Orquídea é muita rápida, quando a tirei do xaxim por não haver mais espaço para que ela tomasse conta fiquei com muitas mudas extras  e gentilmente as doei para um Garden de uma amiga confiando que chegassem as mãos de outros Orquidófilos para que  haja mais e mais cultivos e consequentemente a perpetuação da especie.

Sinto me privilegiada e não saberia dizer quantas mudas dela eu já passei adiante mas após essa floração vou fazer diferente com as mudas excedentes… Vou distribui-las pela chácara e assim garantir que no próximo verão esse perfume se espalhe ainda mais por aqui e se você estiver procurando uma Orquídea que possa  perfumar o seu Orquidário ou jardim agora já sabe (ou não rsrsrsr) qual especie adquirir. Boa sorte.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.