Capuchinhas -Salada Pancs

Capuchinhas -Salada Pancs

0 260

Quando eu topei com essa florzinha tão delicada e singela aqui na rede e apreendi que ela era comestível e que já estavam sendo servidas em pratos chiques nos melhores restaurantes da Capital como componente de grande destaque nas maioneses e saladas fiquei eufórica.

Foi minha primeira PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) e a responsável que me fez mergulhar de cabeça e de uma vez  só nesse outro mundo de saberes tão distintos do nosso habitual.

Flor de Capuchinha

As Pancs estão por toda parte, nascem espontaneamente em qualquer cantinho e muitas delas são facilmente reconhecidas e fizeram fazem parte da alimentação cotidiana de muita gente.

Lembro e meu pai que trabalhou a vida inteira em lavouras de café chegando em casa a tardinha todo cansado e sujo com Batatas de Inhame do Brejo enorme no saco de rafia preso a bicicleta.

Deixava alguns dias em cima do monte de lenha para secar antes de consumirmos e do qual ainda sou capaz de sentir o gosto que hoje veio bem forte temperado com saudades.

Caruru eu colhia aos montes para tratar dos porcos. Frase batida né gente?

Mas foi verdade, apenas não me recordo de alguma vez ter comido ele mas é provável que sim. Serralha, Cambuquira, Feijão Andu e o feijão Orelha de Padre também fizeram parte de minha infância.

Perdi minha mãe muito cedo e com ela eu acredito que foram sepultadas muitas receitas e muito conhecimento sobre esses matinhos que hoje voltam a tona como uma esperança e nos dão novas perspectivas sobre a alimentação natural sem os tão temidos agrotóxicos dos quais nos tornamos reféns nessa era moderna.

Flor de Capuchinha Laranja
Flor de Capuchinha Laranja

Mas, e quanto a Capuchinha? Onde encontrar? Infelizmente não se encontra a venda e os nossos feirantes por aqui não sabem ainda o que é.

Como conseguir Flores de Capuchinha nesse meu finzinho de mundo?

O jeito foi apelar para o P.A.E, atenção para o P.A.E. porque ele é muito útil e ajuda a solucionar dilemas assim. Calma, já vou explicar e dar exemplo de como funciona esses três passos fundamentais: 

Planejamento, Ação e Execução

Planejamento: Comprei sementes no Mercado Livre (paguei caro o frete mas valeu a pena) 

Ação: Adquiri um vaso e plantei 

Execução: Colheita 

Vaso Pneu com flores Capuchinhas
Vaso Pneu com flores Capuchinhas

Pronto, colori/consumi minha salada com as flores e para completar bem o prato peguei umas folhinhas de serralha e beldroega que apareceram em outros vasos e não pude de deixar de sentir muito orgulho de mim mesma por essa façanha – ou melhor – conquista.

Serralha,Beldroega e Flores de Capuchinhas
Serralha,Beldroega e Flores de Capuchinhas

Ah… o sabor da capuchinha lembra muito o do Agrião só que bem mais suave e as suas folhas também são consumidas em forma de pestos.

Capuchinhas e Afins
Capuchinhas e Afins

A planta produz flores em abundancia que murcham logo dando lugares a outras o que minimiza o remorso de come-las.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.