Essa foi uma das primeiras plantas que aprendi a identificar quando ainda era bem criança muito embora eu não a identificasse ,é claro, sempre de primeira. O Caruru e a Erva de Santa Maria são ervas muito parecidas e cresciam juntas e em abundância nos arredores de casa e uma de minhas tarefas era ir colher o Caruru e dar aos porcos.

Formávamos um bando de crianças e íamos a cata fazendo algazarra e arrancando a planta sem dó numa competição acirrada para pegar mais que as outras .
Hoje eu sei bem a diferença das duas ervas só de olhar (o Matruz é bem mais verdinho ) mas naquela época quando ficava em duvida o cheiro da Erva Santa Maria a identificava rapidinho. Os porcos adoravam .
Não me lembro se nós também o consumíamos mas acredito que sim, mamãe costumava ser bem pratica e versátil na cozinha.
Ele ainda nasce e cresce espontaneamente fartamente por onde caem suas sementes e então como boa Pankeira que sou fui mais que depressa provar. Colhi folhas de arbustos mais jovens cujas folhas são maiores e fiz uma Farofinha simples que ficou show de bola.

Receita
Farofa de Caruru com Cenoura
Folhas de Caruru lavadas e picadas – 2 xícaras aproximadamente
Cenoura Ralada -1 Unidade
Cebola e Alho -A gosto
Ovos – 3 unidades
Farinha de Mandioca até dar o ponto.
Refogue a cebola e o alho e acrescente os demais ingredientes.Quando estiverem bem refogadinho acrescente a farinha.
Fica muito bom !

Coloquei folhas dele também no feijão para aumentar o valor nutricional e fiz o mesmo em uma sopa que estava carecendo de algo verde nela incrementei com Caruru e Major Gomes.
Ficou ótimo!

Coletei sementes para usar em massas mas não rendeu não, desanimei .Vou reservar-las apenas para trocas e distribuição. Quem se interessar é só entrar em contato.
