Sábado com chuva e eu sem nada pra fazer…. hahahaha
Bora testar receitas! Comer é bom demais e poder cozinhar certas coisas que nos dá na telha e que temos vontade é um grande privilegio, poder provar novos sabores então nem se fala. Isso quando há algum sabor a se descobrir porque a Pitaya – Em compensação – o que lhe falta em sabor sobra de nutrientes então ela ainda é digna de consumo e com o preço que se paga por ela o jeito é lhe dar um total aproveitamento e ainda de quebra obter uma boa quantidade de Licopeno
Essa semana minha cunhada (valeu Tida :-P) presenteou minha filha com uma Pitaya recém-colhida linda, enorme que ela e meu irmão cultivam. Estava tão linda que não quis descartar a casca. Guardei nem sei porque. O que daria pra fazer com a casca de uma Pitaya?
O legal é que no outro dia por puro acaso encontrei outra conhecida que também cultiva a fruta e consegui com ela mais duas e ai então foi só fazer a experiencia.
Eu já tinha tentado fazer a geleia uma vez e não deu certo. Bati as cascas no liquidificador e virou uma gororoba gosmenta que não deu pra encarar não. Joguei fora com gosto e sem dó.
É bem feito, tava pensando que era só bater, por açúcar e dar o ponto? Não deu! Hoje fiz diferente e dessa vez deu certo mas ainda assim essa geleia só ficou boa com o acréscimo de limão e polpa de Acerola. Outra opção seria acrescentar cravo e canela para dar sabor e se você não tiver polpa de Acerola ai no jeito só com o suco de limão também está resolvido. Sem nada, apenas a casca o doce fica insonso, sem gosto algum.
Receita Geleia de Casca de Pitaya com Acerola e Limão
Ingredientes
2 Pitayas -Casca
1 Xícara de Açucar
1 Xícara de Polpa de acerola
1 Limão
Modo de Preparo
Cozinhar as cascas com água suficiente até ficarem macias. Amassar com um garfo e voltar á panela em que ferveu com á água. Colocar o açúcar, o suco do limão e a acerola. Deixar apurar até engrossar.
Preparação da Fruta
1 – Higienizar as frutas e cortar fora as pontas.2 – Levar ao fogo com água até ficarem macias (cozidas).
3-Retirar da panela e esmagar com um garfo.
4 – Voltar a panela com a água do cozimento e acrescentar o açúcar, limão e a polpa da acerola. Essa pedra ao meio da foto é a minha acerola….tava congelada.
5 – Apurar e acondicionar.
E não acabou por aqui ainda não, como ninguém se habilitou a consumir a polpa in natura comemos muitas já, resolvi fazer gelinho (chup-chup, geladinho etc) batendo ela no liquidificador com água de coco. Vou ganhar tempo com o congelamento evitando de perder a fruta e de quebra já vejo se essa combinação funciona.
Nota: Provei o gelinho no dia seguinte e não achei graça rs, ficou com muitos cristais de gelo. Aconselho a tomarem a batida fresca, fica muito melhor.
A combinação dispensou o uso de açúcar.


Diga não ao desperdício, tirando sempre que possível o máximo de cada alimento.
As frutas de hoje renderam: 100% de aproveitamento 🙂