Cattleya Labiata Alba

4 2.038

E já  que Outubro está terminando vou falar rapidamente  um pouquinho sobre a Catteya Labiata Alba cuja flor se foi junto com ele. Essa foi a minha primeira flor mas confesso estar entusiasmada porque sei que essa espécie costuma formar touceiras e  a coloquei propositadamente onde tem espaço suficiente para isso e o fato dela brotar e florir foi um bom sinal.

As Catteyas são fáceis de cultivar pois são bastante resistentes, gostam de boa ventilação e boa iluminação não se importando muito com a exposição semi-direta ao sol, desde que seja irrigada com frequência principalmente no verão.

De acordo com o escritor Waldemar Silva em seu livro “O Cultivo de Orquídeas no Brasil” a  planta que mais se exportou até hoje no Brasil foi a Catteya Labiata, presumindo-se que, há um século até agora, tenham saído do Brasil umas 200 mil Plantas.

Essa era uma das Catteyas que em tempos passados era cara e rara mas que hoje estão sendo reproduzidas por sementes e a compra ja está bem acessível. 

Um único fruto de Labiata pode conter até 800 mil sementes o que favorece bem a reprodução e a comercialização também lhe é favorável pois as Catteyas, consideradas as Rainhas das Orquídeas, são bem apreciadas tanto dentro do nosso País como fora dele .

Flores grandes e perfumadas!

Catteya Labiata Alba
Catteya Labiata Alba

Um espetáculo em qualquer lugar que estejam. Pena que a minha singela flor não produziu capsulas mas ainda estamos caminhando pra isso. Futuramente quem sabe eu possa semear 800 mil sementes da Labiata em uma Mata Preservada próxima e sonhar que todas elas brotaram e formaram um imenso mar de flores brancas  em meio ao verde.

Catteya Labiata Alba
Catteya Labiata Alba

Abaixo segue imagem da minha Catteya Julio Conceição que está já há muitos anos no tronco da Jabuticabeira e de como formou uma touceira forte. Seria assim que a Labiata ficaria no meio da mata…. pelo menos nos meus sonhos.

Catteya na Jabuticabeira
Cattleya no Tronco

você pode gostar também Mais do autor

4 Comentários

  1. Wanderley Martin Huerta Diz

    Ola boa noite obrigado fica com Deus

    1. Claudinéia Diz

      Olá Wanderley Martin… só vi agora…Obrigada ,tenha um bom dia.

  2. Luiz Antonio Garcia Diz

    Adoro Orquideas…são as minhas flores prediletas! Lindas, perfeitas…Obras do Criador!

    1. Claudinéia Diz

      Verdade mesmo Luiz Antonio…pura perfeição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.