Cereja das Antilhas (Acerola)

Acerolas

0 778

Gente, essa não podia faltar é claro, aliás não só não podia faltar como já ta é sobrando por aqui e eu amo muito, muito, muito. Amo tudo nela, o arbusto, a beleza das mini-flores, o crescer dos frutinhos verdes e a linda coloração da arvore que vai ficando toda pontilhada de vermelho a medida que os frutos vão amadurecendo, é um espetáculo e tanto.

Acerolas
Acerolas
Bacia de Acerolas
Bacia de Acerolas
Galhos carregados de frutos -aceroleira
Galhos carregados de frutos -aceroleira

Há alguns anos atrás eu não ligava pra elas não, não me adaptava ao suco das frutas frescas, achava sem graça e sem gosto então deixava-as cair ao chão e se perderem porque por não ser nativa daqui os nossos pássaros silvestres não a reconhecem como fruta e não as consomem. Tentei a polpa batida, congelada e nada…

Continuava aguada e estranha. Depois vi em algum lugar um comentário sobre congelar as acerolas inteiras e claro que fui novamente fazer o teste e bingo, o suco ficou ótimo, pelo menos ao meu paladar rsrsrssr, encorpado, forte, saboroso e ai sim vieram diferentes combinações, com limão, maracujá e laranja.

Cedi completamente aos seus encantos e hoje temos até um caminho formado por  aceroleiras e produzindo frutas aos montes. É muita fruta, gente, elas dão três cargas seguidas por ano e as minhas estão já na terceira florada.

Não teve jeito, precisei acionar a família e tratar de providenciar um freezer que agora me dá mais tranquilidade para um melhor aproveitamento e acondicionamento da fruta que faço questão, apesar da piniqueira (a arvore solta uma especie de pó dos ramos causando uma leve urticaria, que se resolve rápido tomando banho ou lavando apenas os braços com sabão em seguida ao contato) de colher, usufruir e presentear as amigas com lindos pacotinhos de pura vitamina C.

Andei fazendo geleia também mas estava com uma grande dificuldade no armazenamento visto que não tenho muita paciência para pasteurizar vidros e aqueles procedimentos todos para garantir a conservação e coisa e tal e ai resolvi inovar e congelar as geleias já prontas também, agora tenho freezer huhuhuhhu 🙂 e não é que deu certo?

Coloco pequenas porções em potinhos de 150 ml e assim elas não emboloram, e o melhor, não congelam completamente devido ao açúcar e voltam ao ponto ideal rapidinho em temperatura ambiente.Esses potinhos foi uma das minha melhores descobertas atuais, representam serem pequenininhos mas são a quantidade ideal para congelamento e descongelamento de pequenas quantidades de frutas picadas para vitaminas, alimentos e polpas prontas para sucos.

Potinhos 150 ml
Potinhos 150 ml
Tio Jorge ajudando com a Colheita
Tio Jorge ajudando com a Colheita
Suco de Acerola com Limão
Suco de Acerola com Limão

As polpas dão certinho para dois copos de suco o que facilita demais a minha vida quando estou com pressa porque desde que eu e minha filha, Giovanna ,futura Nutricionista e companheira de degustações abolimos o consumo de refrigerante não abrimos mão dos sucos naturais e com essa fartura toda de acerolas o negócio é aproveitar.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.