Fhalaenopholis: Cortar ou não cortar a Haste Floral após a floração? Acho incrível essa Orquídea mas não tenho prática alguma em cuidar dela e hoje não dispunha de tempo para pesquisas e visto que há controvérsias nessa questão fui até a casa de uma amiga que tem muito mais experiencia e que se dedica um pouco mais á essa espécie.
Ganhei a minha em Maio, presente Dias das Mães e agora que ela já cumpriu sua função de alegrar e colorir meu balcão no trabalho, levei- a pra casa e eis ai a primeira dúvida.
Ainda não disponho de um Orquidário apropriado (ou um local coberto para abrigá-las) mas o Maridão (Beijos Amor) me garantiu que vai fazer um em breve então até eu ter as minhas vou compartilhar com vocês as Fhalaenopholis da nossa amiga Dalva.
Bem gente, a Dalva me disse que ela não corta as hastes e pude constatar que algumas delas brotaram e floriram na haste anterior.
E no caso de a haste apodrecer e cair como aconteceu com a Orquídea abaixo? Não tem problema se a Orquídea estiver saudável ela solta novamente outro pendão do próprio caule.
Assim que me for possível e estiver com mais tempo vou me aprofundar mais em conhecimentos sobre ela e ai prometo que vou dividindo com vocês tudo o que for mais relevante em seu cultivo.Há propósito….não cortei a haste da minha mas pelo que entendi até aqui não ia fazer diferença alguma.