Curso Técnico de enfermagem – O que você vai aprender?

A área da saúde é uma das mais buscadas hoje em dia para quem está buscando ingressar no mercado de trabalho com cursos que sejam mais rápidos e que tenham ótimas oportunidades de trabalho, como é o caso do Curso Técnico de enfermagem.

Apesar dessa área não ser para todo mundo, pois precisa de um nível maior de tolerância já que irá lidar diretamente com pacientes, muitas vezes em casos graves, ela é uma das mais buscadas entre jovens que procuram por novas oportunidades.

Muitos confundem as funções que cabe ao técnico em enfermagem e enfermeiro, mas existe uma diferença crucial, que é a responsabilidade que cada um tem com o caso tratado. Em casos mais graves, por exemplo, é o enfermeiro o responsável a supervisionar o trabalho do técnico já que ele não possui a mesma capacitação. 

Para ingressar no Curso Técnico de enfermagem, o estudante deverá ter concluído o ensino médio e deverá estar atento ao que o curso oferece, para poder entender sobre o que será exigido durante o curso. 

O que aprende no curso técnico em enfermagem

Diferente de outras profissões da área da saúde, como médicos e enfermeiros, o Curso Técnico de enfermagem tem a duração mais cursa, em média 2 anos e as matérias são mais direcionadas para que o profissional, assim que conclua o curso, já esteja apto para lidar com os casos que surgirem. 

Os profissionais irão aprender sobre as principais áreas funções, como:

– Administrar medicamentos: onde o profissional deverá controlar e orientar os pacientes sobre os medicamentos que o médico tiver receitado para casa caso. 

– Prestar assistência aos médicos de plantão: no caso de emergências, o papel do técnico em enfermagem é auxiliar os médicos de plantão, realizando a triagem dos pacientes.

– Coleta de materiais pra exames: o técnico poderá ficar responsável em realizar coleta de material para exames, identificando e armazenando da maneira correta para que seja feita a análise.

– Cuidados operatórios: o profissional irá aprender a atender os pacientes tanto no pré quanto no pós operatório, realizando curativos, limpeza e ajudando pacientes com atividades básicas.

– Vacinação: o técnico em enfermagem aprende sobre administrar vacinas nos pacientes. 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho do técnico em enfermagem pode ser bem amplo, dependendo do que ele estiver buscando e dos interesses que ele tiver no momento. Muitos preferem atuar em hospitais e clínicas, enquanto outros preferem cuidar de pacientes, isso então depende do que cada um busca.

O profissional poderá atuar de diferentes formas, como em clínicas, laboratórios, atendendo pacientes nas suas residências, em emergências, e ainda pode trabalhar com saúde ocupacional e assistência administrativa.  

Independente da área onde o profissional deseje atuar, ele consegue encontrar milhares de oportunidades todos os dias, sendo que mesmo em meio a pandemia que iniciou em 2020, esse mercado de trabalho ainda conseguiu sofrer um aumento de mais de 78%, o que atraiu ainda mais pessoas para essa profissão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.