Cursos Fuvest: O que é e como fazer sua inscrição

A FUVEST é conhecida como a Fundação Universitária para o Vestibular e foi criada pela Universidade de São Paulo ou a USP. No entanto, a FUVEST foi instituída para que seja realizado o exame vestibular da USP, só que de acordo com todas as diretrizes que são as estabelecidas pelo Conselho de Graduação da Universidade. 

O processo seletivo da FUVEST

O processo seletivo da FUVEST, a Fundação Universitária para o Vestibular é considerado como um dos mais exigentes, com uma prova que extensa e que aborda uma ampla relação que é a de conteúdos. É um dos vestibulares mais concorridos do Brasil e ainda atrai candidatos que são de todas as regiões. Quem conquistar uma boa nota poderá ter a sua vaga garantida, numa das maiores instituições de ensino superior. 

O Vestibular da FUVEST e independente do curso e da área de conhecimento a ser escolhido é feito em duas fases, com a primeira sendo composta por questões alternativas de múltipla escolha e segunda fase é com questões que são dissertativas, mas que são direcionados para os conteúdos que sejam os mais específicos e nas mais diferentes áreas de atuação, exigindo um grande preparo dos estudantes.

Quem pode participar dos cursos

Só podem fazer a inscrição ao Vestibular da FUVEST quem já tiver concluído o Ensino Médio ou que irá concluir ainda esse ano. Os estudantes treineiros e que estão estudando no 1º ou no 2º do Ensino Médio, poderão prestar um exame que será para a avaliação de seus conhecimentos. As vagas são para os candidatos de ampla concorrência, de escolas públicas, pretos, pardos e indígenas.

Como fazer a sua inscrição 

Na inscrição o candidato deverá indicar a carreira que pretende seguir e com até 4 opções de cursos. O que pode ser muito importante e para o caso de ser aprovado em uma segunda opção. A inscrição é online e deve ser feita pela internet em https://www.fuvest.br/vestibular-da-usp, para que seja preenchido um formulário que é o de dados pessoais e a criação de uma senha que é a de acesso.

O candidato também deverá inserir uma foto de rosto para o reconhecimento facial nos dias da prova e ainda informar, se tem condições especiais para que seja feita a prova, além de escolher pela modalidade da vaga que deseja concorrer, escolhendo também a carreira, os cursos, a sua escolaridade e ainda assinalar em qual cidade irá fazer a sua prova no estado de São Paulo, região metropolitana, litoral ou interior.

Após, o candidato ainda deverá responder a um questionário que é o que servirá para que seja traçado um perfil que é socioeconômico e cultural dos candidatos, para que eles possam contribuir com os serviços que são de apoio ou de permanência estudantil e mantido pela USP. Ao final dessa inscrição e do preenchimento dos dados no sistema será gerado um boleto que é para o pagamento da taxa de inscrição. Siga as nossas dicas e faça a sua inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.