Quem nunca reaproveitou uma garrafa pet que atire a primeira pedra…
Eu acho bem bacana quando aproveitamos a oportunidade e transformamos um lixo em um luxo.
Tem quem não goste e ache feio, que destoam no ambiente ficando meio que fora de contexto mas a verdade é que sempre podemos contar com elas como grandes aliadas em qualquer tipo de cultivo e ninguém pode negar que são bem práticas e eficientes.
Sabemos que as orquídeas tem um crescimento lento e que de quando em quando temos que reenvasa-las então nada melhor que as Pets para acomodar mudas pequenas e até manter alguma por mais tempo como é o caso dessa Catteya Mini que se acomodou tão bem ai que estou até com pena de tirar.
Vejam abaixo o que aconteceu com esse Epidendro. Era um Epidendro tão pequenininho quando o coloquei ai, um bebezinho.
As orquídeas demoram para crescer e dessa vez eu demorei para replantá -la, tempo disponível hoje em dia é meio que artigo de luxo mas o fato é que ela cresceu bem na garrafa, bem até demais.
Essa espécie (Epidendro) apresenta hastes compridas necessitando de espaço amplo e vasos grandes, formam lindas touceiras e permanecem floridas o ano todo. A Pet era para ser apenas um berçário.
O tempo para trocar de vasos vai depender de cada espécie e de sua adaptação ao lugar em que está colocada por isso a necessidade de se estar sempre observando o desenvolvimento e o crescimento delas.
Creio ser desnecessário mas vou deixar o lembrete mesmo assim:
Não esqueçam de furar as garrafas para o escoamento do excesso de água evitando o acumulo e a terrível dengue.