Feijão Borboleta

Fada Azul

0 126

Estava a procura dessa semente já por um bom tempo e essa semana tive a sorte de me deparar com uma planta já adulta,florida e com vagens na calçada de uma casa bem próxima do meu trabalho mas em uma rua em que não costumo passar com frequência. E olha que fui lá apenas levar alguns Abacates para uma amiga ,fui fazer uma surpresa e eu que sai surpresa e com uma boa colheita.

 Clitoria Ternatea
Clitoria Ternatea

Então..curiosíssima e serelepe ,feliz demais com o achado ,fui correndo explorar mais essa novidade mas dessa vez sem grandes pretensões culinárias . Apenas fervi as flores e me encantei com o Azul resultante.

Feijão Borboleta
Feijão Borboleta

Coloquei um pouco desse chá azul em uma limonada e ela se tornou roxa..o sabor do limão ficou mascarado com um leve gosto de feijão cru ,provavelmente devido as flores serem fervidas frescas ,mas bem suave.

Limonada Pancs
Limonada Pancs

Estava sem imaginação para o restante do chá e então coloquei pra cozinhar o arroz, ficou legal e sem nenhuma alteração no sabor, em comparação com o branco dá para se notar um pouco do tom azulado .

Arroz azul
Arroz azul

Pensava em cultivar a especie com um especial interesse no consumo das vagens ,mas cozinhei algumas e vi que não ia funcionar porque para que fiquem boas teriam que se colher muito novinha,mas muito novinha mesmo e sem que passe uma virgula do ponto ou você já se depara com uma vagem extremamente fibrosa .

Arroz e vagens de Cunhã
Arroz e vagens de Cunhã

Trouxe algumas sementes secas mas reconsiderei o projeto de cultivo levando-se em conta a quantidade exagerada com que ela a produz e a facilidade com se propaga resolvi não correr o risco de futuramente perder o controle e ter que combate-la como erva daninha.

O corante natural azul é lindo e interessante.

A aplicação dele vai onde a imaginação levar…panquecas…bolos…manjares….drink”s .

A flor pode ser facilmente encontrada para venda desidratada pela internet e ficarei a aguardar que a oferta  dela se torne mais acessível  assim como é o Hibisco para a introdução desse chá no cotidiano.

A empolgação foi tanta que esqueci de provar a flor in natura .Você já provou? Comente aqui o que achou.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.