Fruta no pé – Goiaba

Goiabas Brancas e Vermelhas

0 615

Quem me acompanha  sabe que eu moro em uma pequena chácara dentro da cidade de Vera Cruz no estado de São Paulo e que sou caseira e matuta rsrrsrsrsr

Gosto do mato, das plantas e de bichos ,participo ativamente dos cuidados e manutenção aqui do meu cantinho e uma das atividades que me dá maior satisfação é o de colher a fruta no pé e hoje vou adicionar um novo tópico ao blog e dividir com vocês fotos das frutíferas aqui de casa começando pelas Goiabas que vem surgindo.

Goiaba
Goiaba

Digo sempre ao meu marido que aqui onde moramos não podemos nos queixar de Tédio e nem usar aquela frase “Hoje não tenho nada para fazer” Aqui sempre há o que fazer e haja trabalho.Bobear não damos conta não.

Ao todo são  três  Goiabeiras sendo duas Goiabas Vermelhas e uma Goiaba da Branca da qual muito me orgulho , plantei de semente.Vi nascer e crescer.

Goiabas Brancas
Goiabas Brancas

Procuro aproveitar ao máximo a produção de minhas frutas, congelo polpa e divido com vizinhos e amigos. Acho até que sou um pouco compulsiva em relação a isso. O congelador  de minhas duas geladeiras estão cheios e adivinhem do que? Frutas e mais frutas. Não achei espaço aqui ainda para um Freezer (Sonho de Consumo) mas por enquanto e com um sábio compartilhamento está dando para nos ajeitarmos e evitarmos um pouco o desperdício.

Goiabas Brancas e Vermelhas
Goiabas Brancas e Vermelhas

 

Goiabas são ricas em vitaminas C e eu as uso em natura para Mousse e sorvetes e também gosto delas em smoothies. O doce e a geleia então são um clássico que se repetem ano após ano e agradeço a Deus sempre por essa fartura e por habitarmos nesse nosso País que foi tão acertadamente descrito na melodia  de Jorge Ben Jor – País Tropical.

Tem uma receita de Geladinho muito fácil que faço com frequência , muito simples e que não fica com cristais de gelo e que não precisa colocar Liga Neutra:

Faça uma calda grossa de açúcar com água e acrescente  a polpa das Goiabas já batidas no Liquidificador e peneiradas ou bater a polpa com leite condensado e creme de leite.

Pode se congelar a fruta in natura picada ou bater no liquidificador e congelar apenas a polpa.

Nessa outra receita de sorvete que fiz recentemente usei a Liga Neutra e Emulsificante ,o fato de colocar a polpa natural da fruta enriquece a sobremesa porque sabemos que os industrializados são ricos em gorduras mas pobres em matéria de nutrientes.

Sorvete Caseiro de Goiaba

 1 Xícara Polpa de Goiaba – ( polpa cozida até o ponto de massa grossa)

1/2 Caixinha de Leite Condensado 

300 ml de leite

1 colher ( sopa) de Liga Neutra

Misturar os ingredientes em um pote de sorvete (500 ml) e levar ao congelador por algumas horas.

quando estiver já bem congelado bater com a batedeira dentro do pote mesmo com uma colher de Emulsificante. Se desejar faça uma calda grossa tipo geleia  com um pouco mais de polpa e acrescente ao sorvete . Bom apetite!

Sorvete de Goiaba Cremoso
Sorvete de Goiaba Cremoso

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.