Para quem tem um pouco a mais de espaço o Pergolado é um ótimo investimento.
Um cantinho aconchegante para se ler um livro ou apenas descansar em companhia das nossas amadas Orquídeas.
Pode se optar por cobri-lo com sombrite caso não se tenha árvores próximas que moderem um pouco o sol.
Esse foi construído entre 4 Coqueiros já adultos e ainda estou buscando deixá-lo mais assombreado por isso plantei em um dos Mourão de eucalipto (tratado) uma Trepadeira.As flores da trepadeira Sapatinho-de -Judia além de serem um tremendo encanto (acho até que parecem com Orquídeas) me surpreendeu pois sua floração ocorre em um período de seca e ela se tornou fonte importantíssima de Néctar para insetos e pássaros.
O Pergolado uso mais como expositor das que se encontram floridas no momento. Confesso que em muitas das vezes me falta tempo para curti-lo como gostaria, mas só de olhar pra ele me faz um bem tão grande.
Sinto-me descansada pois manter uma chácara, por menor que seja verdejante exige cuidados e atenção.
Nesse momento ele está bem simples… Vivo redecorando mudando as Orquídeas de lugar, quando estão sem flores vão para a sombra das Frutíferas e vão se mantendo pois as árvores fornecem para a maioria das epífitas o alimento necessário.
Reparem nas folhas secas que se acumulam naturalmente nas raízes. Essas folhas se decompõem e se transformam em uma adubação natural tanto para as Orquídeas quanto para as Bromélias. Essa árvore da foto é uma Quaresmeira e já deu pra perceber que elas se entenderam muito bem.
No caso das Orquídeas plantadas em vasos eu também tenho o hábito de colocar de vez em quando uma boa quantidade de folhas secas por sobre o substrato. Trituro-as com as mãos mesmo e coloco no vaso por onde houver espaço a serem preenchidos.