Jabuticabas e Jabuticabeiras

0 105

Desde que me conheço por gente conheço e consumo direto da árvore essa frutinha pouca reconhecida e menos ainda explorada como se deveria no nosso país que é tão rico na sua diversidade e ao mesmo tempo pobre quando se trata de utilizar dos seus produtos internos para nos oferecer novidades nas gondolas do mercado.

Calda de Jabuticabas, Sucos Concentrados e Néctares por exemplo. Já pensou? Mesmo a própria fruta em si não tem o seu valor muito reconhecido porque nem In Natura é fácil de se encontrar a venda.

Não vou falar sobre os benefícios da fruta aqui porque acredito ser desnecessário mas vou só comentar sobre uma de suas propriedades e a que mais me chama a atenção:

As  Antocianinas.

Pra que serve as Antocianinas?

1 – prevenção da quebra do colágeno (propriedade que retarda o envelhecimento);

2 – melhoram o metabolismo da glicose;

3 – redução da pressão arterial e da oxidação do colesterol LDL;

4 – proteção à aorta e ao miocárdio

5 – destruição de células de câncer de mama, cólon e próstata;

6 – proteção contra inflamações, degeneração dos neurônios, lesão do fígado e colite.

Muito se fala sobre o vinho fazer bem ao coração devido as Antocianina presente nas uvas entretanto a quantidade contida nas Jabuticabas são bem maiores. Isso sem contar a sombra fresquinha que uma Jabuticabeira  frondosa adulta nos proporciona.

Tenho o hábito de congelar quase tudo e  congelei um pouco dos frutos da ultima safra.

Jabuticaba Olho de Boi
Jabuticaba Olho de Boi

Congelo inteiras e depois uso em sucos batendo as inteiras no liquidificador ou fervendo-as para caldas, geleias ou mesmo consumindo as frutinhas congeladas como se fossem mini sorvetes naturais. Agora, bom mesmo é o sorvete tipo mousse, esse é o meu preferido.

 

Sorvete Tropical – (Jabuticabas)   

Jabuticaba Sabará Congelada
Jabuticaba Sabará Congelada

1 Xicara de Jabuticabas 

1 lata de Leite Condensado

1 Caixa de Creme de Leite

Ferver as frutas e passar por peneira. Reserve um pouco do caldo para fazer uma geleia rala para cobertura. Bata os restantes dos ingredientes no liquidificador e leve pra gelar.

Quem também gosta das jabuticabeiras são  a cachorrada.As arvores precisam de muita água para uma melhor produção . Não perdem a chance de se refrescar na permanente coroa de água em volta do tronco.

Esse é o Tayron com a sua cara de malandro sem-vergonha.

Tayron
Tayron

O Toby, recém adotado pelo meu irmão, outro malandrinho arteiro, não o fotografei, desculpem, mas é fácil de vocês imaginarem ele, é só lembrar de  um leitãozinho, cor bege, gordinho e roliço chafundando na lama e pronto.

Até o próximo post. Se gostou dessa postagem, clique em compartilhar.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.