Jurubeba -Solanum paniculatum

Conserva de Jurubeba -Solanum paniculatum

0 136

Essa frutinha verde sempre fez parte do meu cardápio mesmo sem eu ter cultivado sequer um único arbusto da planta. Sou a caçula de uma turma de cinco irmãos e infelizmente convivi bem pouco tempo com minha mãe que devido a uma doença grave me deixou órfã aos 10 anos de idade e dentre as poucas recordações que trago dessa convivência uma delas é o consumo da Jurubeba.Lembro que ela de vez em quando colocava as bolinhas para cozinhar junto com o arroz e quando servia para meu pai eu pedia para colocar para mim também ao que recebia como resposta que ela era amarga , como sempre fui matreira insistia e como não notava nada amargo dela no lado de fora espertamente deduzi  que o amargo era dentro e para não ficar envergonhada e nem provar do tal amargo (medo) as engolia inteiras.

Aqui no Interior do Estado de São Paulo ,região Sudeste para ser mais especifica, a Jurubeba nasce espontaneamente e não me foi difícil aprender a identificar ,colher e fazer conserva dessa frutinha que encontro sempre com facilidade , e acreditem ou não, apreciar aquele amargo interno que na infância eu sutilmente evitava.

Pé de Jurubeba
Pé de Jurubeba

Pombas e alguns outros pássaros também se alimentam da Jurubeba e disseminam sementes por todos os lados , a planta nasce com muita facilidade e sem exigência alguma cresce e produz tranquila. A unica especie que consumi e consumo até o presente momento é a Solanum Paniculatum cujas flores são Brancas.

Flor de Jurubeba Solanum paniculatum
Flor de Jurubeba Solanum paniculatum

O que mais acho interessante na Jurubeba é que para usarmos como conserva podemos,por assim dizer, dosar o amargo dela eliminando -o com fervuras ficando á gosto de quem prepara ferver-las apenas uma,duas ou mais vezes descartando e trocando a água em que se ferveu ,inclusive a primeira fervura a água fica com a cor esverdeada e quando se cozinha elas no arroz não fica traço algum de amargo e não há nenhum sinal de sua passagem por ele.

Jurubebas
Jurubebas

Conserva para consumo rápido

Retire os cabinhos de cada frutinha ,lave e leve a ferver com água suficiente para cobri-lás por alguns minutos .Descarte essa água e coloque outra . Deixe ferver por mais alguns minutos e escorra.

Acomode as Jurubebas em um vidro com um dente de alho picado,uma pitadinha de sal e cubra com vinagre de sua preferencia. Temperos como orégano ,louro ,cobrir com azeite são opcionais.

Mantenha sob refrigeração e consuma moderadamente.

Conserva Pronta de Jurubebas
Conserva Pronta de Jurubebas

Ciente  que com tanta informação disponível a cada dia mais e mais o conhecimento sobre alguma planta alcança alguém que não tem acesso a ela ,reservei uma boa quantidade de Sementes e vou estar presenteando aqueles que quiserem cultivar a especie.

Basta comentar aqui que tem interesse ou enviar nome e endereço na caixa de mensagens da pàg. no Facebook Orquídeas Fácil.

Se leu até aqui e quiser receber as Sementes: Parabéns……vai valer a pena.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.