Líquen – Você conhece?

2 469

Não ! Não é Orquídea, vou fugir do tema mais uma vez porque quero que vocês o conheçam, nem planta é pra falar a verdade mas eu sei que quando eu apresenta-lo vocês já o terão visto por ai  e os ignorados como eu fazia até então.

 

Líquens
Líquens no tronco do coqueiro

O que são?

Trata-se de uma relação harmônica entre espécies diferentes: fotobionte (algas) e micobionte (fungos). Deu pra imaginar? Tenho algas em minha casa e não sabia só descobri a pouco tempo.

Liquen seco
Liquen seco
Líquen Molhado
Líquen Molhado

 

Qual a sua Importância?

São bioindicadores da qualidade do ambiente 

Alguns são particularmente sensíveis a compostos tóxicos, sendo utilizados como indicadores de:

  1. Componentes tóxicos do ar poluído, particularmente de dióxido de enxofre
  2. Mapeamento de metais pesados e outros poluentes ao redor de pólos industrais;
  3. Instrumentos para monitorar a contaminação por substâncias radioativas;

 

Além disso, alguns líquens não são capazes de suportar a poluição e o fato de sobreviverem apenas em locais que estejam em bom estado ambiental faz com que eles sejam bioindicadores. Entendam o que são bioindicadores assistindo ao vídeo

Cada espécie de líquen tem uma espécie diferente de fungo e é com base nessa espécie que os líquens são classificados. A classificação baseia-se, em geral nas características do talo e órgãos reprodutivos. Estão descritas de 15.000 a 20.000 espécies de líquens, de acordo com diferentes sistemas de classificação. Cerca de 20% das espécies de fungos conhecidas pertencem a líquenes.

Os fotobiontes são muito menos numerosos que os micobiontes e uma mesma espécie de alga pode fazer parte de vários líquens diferentes. Muitas espécies de algas, se não todas, podem existir isoladamente em alguns habitats, mas quando fazem parte de um líquen, apresentam uma distribuição muito maior. 

L[iquens
Lìquens
As imagens são dos meus Líquens que se formam nos troncos do coqueiro e que são alimentados com água todas as vezes em que molho as Orquídeas, são impressionantes quando absolvem a água mudam a cor ficando bem nítidos e hidratados. Há líquens de diversas colorações, cinzas, verdes, amarelos e o mais raro de se ver é o vermelho o qual ainda não tive a oportunidade de encontrar. E você? Já encontrou com algum? 

você pode gostar também Mais do autor

2 Comentários

  1. Jerri Diz

    Liquens são prejudiciais às orquideas?

    1. Claudinéia Diz

      Olá Jerri,não sei dizer ao certo ,mas nos meus cultivos nunca observei prejuízo para as orquídeas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.