Não ! Não é Orquídea, vou fugir do tema mais uma vez porque quero que vocês o conheçam, nem planta é pra falar a verdade mas eu sei que quando eu apresenta-lo vocês já o terão visto por ai e os ignorados como eu fazia até então.

O que são?
Trata-se de uma relação harmônica entre espécies diferentes: fotobionte (algas) e micobionte (fungos). Deu pra imaginar? Tenho algas em minha casa e não sabia só descobri a pouco tempo.


Qual a sua Importância?
São bioindicadores da qualidade do ambiente
Alguns são particularmente sensíveis a compostos tóxicos, sendo utilizados como indicadores de:
- Componentes tóxicos do ar poluído, particularmente de dióxido de enxofre
- Mapeamento de metais pesados e outros poluentes ao redor de pólos industrais;
- Instrumentos para monitorar a contaminação por substâncias radioativas;
Além disso, alguns líquens não são capazes de suportar a poluição e o fato de sobreviverem apenas em locais que estejam em bom estado ambiental faz com que eles sejam bioindicadores. Entendam o que são bioindicadores assistindo ao vídeo
Cada espécie de líquen tem uma espécie diferente de fungo e é com base nessa espécie que os líquens são classificados. A classificação baseia-se, em geral nas características do talo e órgãos reprodutivos. Estão descritas de 15.000 a 20.000 espécies de líquens, de acordo com diferentes sistemas de classificação. Cerca de 20% das espécies de fungos conhecidas pertencem a líquenes.
Os fotobiontes são muito menos numerosos que os micobiontes e uma mesma espécie de alga pode fazer parte de vários líquens diferentes. Muitas espécies de algas, se não todas, podem existir isoladamente em alguns habitats, mas quando fazem parte de um líquen, apresentam uma distribuição muito maior.
Liquens são prejudiciais às orquideas?
Olá Jerri,não sei dizer ao certo ,mas nos meus cultivos nunca observei prejuízo para as orquídeas.