Quem conhece esses Mini-Pepininhos?

Foi plantado no alambrado por meu querido irmão e amigo Mauro que também é um hortelão de respeito e agora estamos com uma super fartura de colheita e me lembro bem de que quando o vi pela primeira vez não sabia como consumir e nem de como prepara-lo.


Agora estou craque na preparação da Conserva ,apenas da conserva,de outra maneira não teve uma boa aceitação aqui na minha mesa . Fiz cozido com carne de panela e refogadinho com alho e cebola mas também não achei interessante até porque ele é muito mais bonito no vidro e o efeito visual também conta na hora de se apresentar um prato.
Essa conserva que faço não costumo fazer a Pasteurizarão porque não tenho interesse em mante-las acondicionadas por muito tempo gosto dela bem fresquinha e no dia seguinte já estão ótimas para consumo.
Conserva de Mini-Pepino com Cenoura
Ingredientes:
Mini-pepinos e Cenouras
Vinagre Branco -30% e 70% de água
Louro- 1 folha para cada vidro
Ramos frescos de Alecrim (use pouco) Um raminho para cada vidro
Alho -1 dente para cada vidro
Sal -1 colher de sopa
Passo 1
Higienizar e limpar os mini-pepininhos das suas pontas

Passo 2
Levar ao fogo por uns 15 minutos para dar uma amolecida neles.Tempo suficiente para que fiquem crocantes.
Acrescentar cenoura picada no final dos 10 minutos deixando ela por uns 5 minutos
Passo 3
Escorrer os pepininhos
Passo 4
Voltar a panela ao fogo com o vinagre,água, alecrim, louro, sal e os dentes de alho .Deixar ferver por uns 5 minutinhos.

Passo 5
Acondicionar os legumes quentes ainda nos vidros até a metade

Passo 6
Depois que ferver o liquido retirar e distribuir os raminhos de Alecrim, alho, louro e acomoda-los no vidro acabando de preencher a outra metade com os legumes.

Passo 7
Encher cada vidro com o liquido e tampar.

Depois de aberto conserve em geladeira
Dicas de quem fez
O Alecrim nessa conserva é um ingrediente que se faz necessário. A primeira conserva que fiz não o usei porque considero o cheiro e sabor desse tempero forte demais e simplesmente não gostei… meio que ficou sem gosto de nada. Já ia abandonar os mini-pepinos devido a esse fracasso, mas tentei de novo com o alecrim e realmente ele fez a diferença embora não deixe gosto marcante. Depois disso é que plantamos ele aqui.
Despeje o Líquido quente sobre os mini-pepininhos quentes. Isso é o que fará com que ele pegue o gosto do vinagre temperado.
No final e se quiser variar pode se colocar outros temperos, Pimenta, Chimichurri ou até um pouco de molho tártaro desidratado que também fica muito bom.
Conservas Prontas

E pra quem tiver interessado em provar ele de outra maneira ,pode refogar picadinho com temperos,cozinhar separado e saltear com azeite e alho ou cozinhar direto no feijão.



Recentemente descobri que se consome os maduros também e arrisquei uma geleia .Ficou boa.No macarrão ainda não usei mas é um dos próximos passos.Quero saber como ficaria em forma de molho.Aqui tem mais informações sobre ele.