Orquídea Catasetum

1 814

Facilmente reconhecido por seus  pseudobulbos carnudos, oblongos  e anelados eis que eles vem ressurgindo novamente…. A espécie se renova; Essa característica do Catasetum é o que ele tem de mais interessante e é também o motivo que faz com que muitos os descartem ao lixo porque sem nada verde nele o seu encanto se perde e acredita-se que estão mortos.

Catasetum após dormencia
Orquidea Catasetum após dormência

Eu mesma tive a sorte de encontrar um deles descartado em uma pilha de entulho, uma touceira adulta já bem formada mas que estava em período de dormência, não pensei duas vezes em resgata-la e eis ai agora o lindo broto com que sou presenteada.

Brotos
Brotos
Catasetum
Catasetum adulto

O catasetum reduz seu metabolismo frente a variações climáticas, entram em um processo comumente chamado de dormência, no qual perde as folhas e reduz a absorção de água e nutrientes, ficando com o aspecto de planta morta  até que as adversidades passem, brotando normalmente logo após.

Catasetum brotando
Broto Catasetum

O gênero  é extremamente adaptável, é uma orquídea epífita que não necessita de substrato e que tem suas sementes propagadas pelo vento; Na natureza em geral, elas germinam nas matas, quase sempre perto de lugares onde outras plantas adultas estão  e é interessante saber que uma capsula pode conter até cerca de 800 mil sementes mas apenas uma porcentagem relativamente reduzida é que consegue encontrar um ambiente propicio para germinar, crescer e chegar á idade adulta e mesmo assim ainda é bastante comum se ver Catasetum nascendo espontaneamente em coqueiros ou arvores da Arborização Urbana; O seu cultivo também pode ser feito em vasos com substrato.

Para cada semente germinada outras tantas se perdem e ressalto aqui a importância  de cultivarmos essa espécie aguardando com paciência e carinho a sua renovação na certeza de que ainda poderemos fazer a diferença  no nosso meio ambiente.

flores Masculinas Catasetum
flores Masculinas Catasetum
Capsula de sementes Catasetum
Capsula Catasetum

 

Vale notar que a identificação de espécies de Catasetum pelo aspecto vegetativo das plantas também é quase impossível visto serem todas praticamente iguais.

As flores masculinas apresentam formatos muito variáveis, normalmente de coloridos vistosos, ocasionalmente verdes. As flores femininas de quase todas as espécies em regra são verdes e parecidas, de modo que é difícil a identificação de uma espécie pelas flores femininas. 

Essa capacidade de possuir hora flores masculinas ora femininas, causou muitos erros nas descrições e tornou complicada a taxonomia do gênero na época. Não se tem certeza sobre o que causa o dimorfismo sexual na floração dos Catasetum, há uma corrente que acredita ser a luz o principal fator para a indução de flores femininas. Já a outra acredita que tanto o estresse hídrico como o estresse térmico são responsáveis pelo aparecimento de flores femininas. https://pt.wikipedia.org/wiki/Catasetum

 

você pode gostar também Mais do autor

1 comentário

  1. SALETE DOS SANTOS PALHANOSALETE Diz

    ESTOU APRENDENDO COM VCS POIS EU NAO TENHO SORTE COM AS ORQUIDEAS SO PORQUE EU AMO ESTAS FLORES ,,OBGDA MEUS QRDOS

    ,

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.