Panqueca de Major Gomes

Talinum triangulare

0 600

Há dias que estou aqui namorando esse Major, abro a janela lateral de casa e dou de cara com ele a beira do muro, forte, viçoso, atraente, me olhando sedutor, invadindo meus pensamentos com diferentes combinações de preparo e mexendo demais com a minha gula curiosa.

Conhecido também como Beldroegão é uma das Pancs mais lindas e fáceis de se encontrar. Nascem a toa a toa, por aspersão de sementes levadas pelo vento ou por alguns pássaros que a tem inclusa no cardápio ou por propagação da própria planta, qualquer galinho pega.

Major Gomes com Quebra Pedra
Major Gomes com Quebra Pedra

Muito aprendi sobre ela e gostei de saber que é fonte de Omega 3 assim como a sua irmã, a Beldroega que encontrei por acaso em um canteiro do vizinho (meu irmão rsrsrsr) essa eu fiz conserva lavando-as, escorrendo acomodando no vidro com alguns grãos de pimenta e alho, cobri depois apenas com vinagre de maçã puro mesmo, ficou um picles perfeito.

Galhos colhidos de Beldroegão
Galhos colhidos de Beldroegão

Resisti o quanto pude mas depois me dei conta, a planta, antes de produzir as sementinhas é linda com folhas brilhantes e grandes, as mini-flores cor de rosa então, nem se fala, mas a medida que ela avança em seu ciclo natural vai perdendo o encanto, as folhas diminuem, as flores se acabam e viram umas bolinhas até bonitinhas mas em geral perde bem o encanto, então de todo jeito se você não colher (e comer) vai perder e além do mais crescem a Deus dará e muitas vezes em lugares inoportunos.

Jardineira com Major Gomes e Tanchagem
Jardineira com Major Gomes e Tanchagem

É verdura comum  reconhecida e vendida em feiras livres em outros países tanto quanto o é o espinafre por aqui  e contem tanta proteína quanto o próprio.

Pois bem, mãos-a-obra, colhi, apenas quebrando os galhos, separei as folhas e usei em 3 Preparações:

Pão, Refogado na farofa e a Panqueca

O pão apenas bati uma quantidade de folhas com os ovos e acrescentei numa receita básica de pão de liquidificador. Não gostei da cor, em sabor não deu nenhuma diferença, nada marcante, insonso, servi com molho de alho pra salvar.

Farofa de Beldroegão
Farofa de Beldroegão

O refogado foi simples mesmo, com cebola e alho e juntei ele a uma farofa já pronta e ficou bom, quem comeu achou que era couve se bem que ele é muito mais macio que a couve.

Panquecas de Beldroegão sem recheio
Panquecas de Beldroegão sem recheio

Agora a Panqueca, essa sim, valeu a pena, além de enriquecer o prato dando lhe um maior valor nutricional a aparência também ganhou nota 10, ficou com um verde lindíssimo. 

Panquecas de Major Gomes (Beldroegão)

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 xícaras de Leite
  • 2 xícaras de trigo                        
  • Uma pitada de sal
  • 2 a 3 xícaras de folhas do Beldroegão

Preparo

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e frite apenas untando a frigideira com azeite. Rende 18 panquecas. Preencheu a forma e sobrou 3.
Panquecas de Beldroegão 2
Panquecas de Beldroegão

O recheio é o que você preferir ou, se agir por impulso igual a mim, use o que tiver mais fácil no momento, rsrrssr. Eu usei peito de frango cozido e desfiado que tinha congelado. Refoguei ele com tomates picados sem sementes coloquei metade de um Sache de molho de tomate e metade de uma caixinha de creme de leite.

Cobri com outro molho feito das metades restantes (molho de tomate e creme de leite) finalizando com queijo ralado. Pronto. Simples assim.

Panquecas de Beldroegão
Panquecas de Beldroegão

Ah, não arranquei o Major do muro não, em breve ele estará cheio de brotos novamente, não quero que esse caso de amor se acabe aqui…. prefiro que acabe em Pizza.

Informações nutricionais sobre essa planta pode ser encontrada aqui 

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.