Pitangas -Sorvete com Calda Simples

0 162

Tem algumas frutas que carregam consigo o sabor de infância e essas a gente assume sem remorso algum, mas e aquelas outras que também trazem um gostinho diferente, aquele gostinho de fruta roubada, mas roubada no pé. A pitanga pra mim tem esses dois sabores juntos e é a unica frutinha aqui do meu pomar que só divido com os passarinhos. Essa não saio distribuindo por ai não, colho o máximo que consigo apanhar direto da árvore e congelo inteiras. 

A cada fruta provada sou arremetida anos atrás quando em bando, eu e mais umas quatro ou cinco amigas atravessávamos a cerca de uma enorme chácara bem em frente a minha casa. Não tinha casa com moradores para que pedíssemos permissão, era apenas um enorme pomar com muitas frutíferas e entre elas a que mais disputávamos: Pitangas.

Pitangas no pé
Pitangas no pé

Um quarteirão inteiro com metade dele cheio de arvores de Eucaliptos e a outra com várias espécies de frutas mas curiosamente só me recordo das Pitangas e de uma Mangueira de mangas Bourbon, alta, muito alta, arvore enorme, essa a gente tinha que esperar uma ajudinha do clima para poder degustar, depois de uma boa chuvarada com ventos, o chão ficava forrado e ai era só alegria daquele que chegava lá primeiro.

Essa foi a primeira fruta que fiz questão de ter em casa e mesmo pra quem não apreciar a fruta em si, a florada dela é um espetáculo maravilhoso e um fornecimento e tanto de pólen para os mais diversos insetos e beija-flores.Colheita de Pitangas

Por ser nativa e de fácil propagação, os pássaros são dispersores de sementes, é possível que você cruze por uma em qualquer terreno ou matas por ai afora. E se não estiver com frutos, colha folhas e experimente um suco diferente de Folhas de Pitanga com limão.

Com as minhas frutinhas congeladas eu dessa vez e pela primeira vez arrisquei um sorvete cremoso  bem simples sem leite condensado e sem leite em pó, apenas com leite normal, açúcar, suco concentrado natural de pitanga, liga neutra e emulsificante.

A semente da pitanga in natura costuma amargar o suco quando batidas frescas mas quando batidas depois de congeladas isso não acontece. Isso eu fui descobrir apenas com a prática.

Sorvete de Pitanga

Bater no liquidificador ou misturar bem com colher direto no pote de sorvete:

300 ml de leite

1 colher (sopa) liga neutra

1 xícara de açúcar

Levar ao congelador no minimo por duas horas e bater na batedeira com :

1 colher (sopa) emulsificante 

1 xícara e 1/2 de suco concentrado de pitanga

Aproveitei a safra e fiz também uma calda com o suco apenas engrossando ao fogo com açúcar e como tava demorando muito para dar o ponto adicionei uma maçã batida e coada á ele.

Ficou bom! Servi o sorvete com a calda e ficou perfeito. Se não encontrar pitangas e quiser fazer com outra fruta mais fácil de encontrar nas quitandas da vida pode tentar esse de goiaba que também é muito simples de preparar. E viva o VERÃO!

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.