Pitaya… a fruta da moda e é claro, para nós aqui não basta apenas comprar a fruta no mercado, não basta apenas apreciar a fruta em si e pronto, não, de jeito nenhum, para nós ficarmos realmente satisfeitos temos que plantar a fruta e colher a nossa própria que vem com gosto diferente da do mercado, vem com aquele gosto de vitoria:
Produzimos, vencemos, conseguimos.
Uma fruta que vinga é comemorada como um valioso troféu e se você também cultiva algo, seja flores, seja fruta, vai entender perfeitamente o que estou dizendo.
Descoberta a fruta, linda de morrer e que “dó” que dá comer, fomos atrás das mudas e não sei quem conseguiu primeiro e nem quem dividiu com quem o fato foi que eu e meus dois irmãos, Mauro e Gersio, plantamos.
Cada qual em suas respectivas casas e estávamos em uma corrida simbólica para ver quem colhia um fruto primeiro e já vou adiantar pra vocês que perdi.
A minha Pitaeira (sera isso mesmo?) está parecendo uma cobra, subindo agarrada ao tronco do Avocado e dando uma de buzz lightyear do filme Toy Story….. “Para o alto e além”.

Gente é muito fácil de plantar a Pitaya, ela vai bem na sombra, talvez demore mais para frutificar mas vai bem, no sol, produz em vasos, gosta de água mas sobrevive com poucas regas também (caso da minha 🙂 )

A planta tem uns ramos lindos, pertencem a família dos cactos e a flor então, sem palavras para descreve-las e o mais interessante, cada pedaço do ramo constituem uma nova muda e é necessário realizar a poda para obtenção dos frutos, então quem plantar um pé de Pitaya vai ser um produtor indireto de mudas.


A primeira Pitaya, de muitas outras que estão a caminho colhida, foi a do Mauro, a segunda do Gersio e a minha…. tadinha… não acalçou nem o terceiro lugar pois não produziu ainda, quem sabe pro próximo ano, até lá talvez eu consiga plantar mais algumas e dar mais atenção (e água) pra elas.

E não paramos por aqui ainda não, a meta a conquistar é produzir as três qualidades de Pitaya: Vermelha, Branca e Amarela e depois de alcançar a meta a meta vai ser dobrar a meta, rsrsrsrs, não deu pra resistir. Bora lá plantar Pitayas, as abelhas também agradecem. 🙂
Lindaaaaaa!!!! Quero provar ❤️❤️❤️❤️
Uau!! Além de ser uma fruta deliciosa é riquíssima em nutrientes 😋❣️
Sim…e com poucas calorias.