Pulgões em Orquídeas

Pulgões em Orquídeas

0 345

Pulgões nas Orquídeas? Não se assuste, isso é fácil de resolver. Fui averiguar os Botões florais dos dendrobiuns e eis que me deparo com essa novidade desagradável; Botões e flores recém abertas completamente lotados de Pulgões. 

Esses insetos sugam a seiva das plantas comprometendo a sua saúde, floração e claro a sua existência.

Não costumo usar produtos químicos e nessa correria diária vou improvisando e vou continuar (na mais pura teimosia mesmo) a manter as minhas poucas mas muito queridas orquídeas saudáveis.

Botão floral infestado por pulgões
Botão floral com pulgões 
Pulgões
Dendrobium Nobile Rosa

Se isso acontecer com você é muito fácil de resolver, não se preocupe, há várias receitinhas caseiras por ai e tenho certeza que todas funcionam e é claro que um orquidófilo de carteirinha já tem a sua Solução reservada mas eu, pobre mortal que sou, não tinha nada pronto então usei o que dispunha e que estava  á mão:

– Detergente 

Botões Florais
Botões Florais Dendrobium

Fiz uma pulverização com água e um pouco de detergente e olha ai o resultado:

Flores salvas dos pulgões
Flores infestadas com pulgões depois da aplicação

Apliquei com uma bombinha de pulverização e nem sequer a enchi direito por causa da pressa (estava em horário de almoço) e vocês viram que maravilha? Uma única aplicação e os pulgões foram exterminados, reparem na mudança de cor deles.

Pulgões vivos – cor amarelo

Pulgões mortos – Cor preta

Flores com pulgões mortos
Dendrobium Nobile Rosa

Todos  os que foram atingidos morreram e agora vai ser só dar uma boa esguichada de água com a mangueira e pronto, problema resolvido.    

Temos que ter precaução quanto a esse minusculo inseto porque eles se espalham em uma tremenda velocidade e observei que algumas outras das minhas orquídeas também estão com infestação.

Nesse próximo final de semana vou repetir a pulverização naquele Dendrobium e vou me estender para as demais plantas também. Detalhe…  os pulgões costumam atacar qualquer tipo de plantas e não podemos descuidar, temos que manter os olhos abertos e agir rápido

O bom é saber que o Detergente resolve e é fácil tanto de obter quanto para aplicar. 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.