Tilandsias – Mini bromélias

Tilandsias

1 882

Hoje  vou fugir um pouquinho do tema das Orquídeas para apresentar para vocês a Tilandsia. Na natureza crescem sobre outras plantas, sem ser parasitas, geralmente em árvores e é muito comum após fortes chuvas encontrarmos galhos quebrados no chão com Tilandsias.

Tilandsia Pruinosa

Tilandsia  é um gênero botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Tillandsioideae.

Bromélia Tilandsia Stricta Cravo do Mato
Bromélia Tilandsia Stricta
Cravo do Mato

Fáceis de cuidar, têm um visual super diferente, não precisam de terra para sobreviver e são indicadas para todos os ambientes – internos e externos.

São plantas aéreas e a maioria habita as árvores e absorve seus nutrientes e umidade do ar, através de escamas prateadas.

Mini bromélias-tilandsia
Mini bromélias-tilandsia

São mais de 400 espécies e é o gênero que apresenta o maior número de espécies espalhadas pelas Américas.

Sempre gostei delas e sempre quis ter uma arvore bem cheia delas igualzinho acontece nas matas. São umas gracinhas e as sementes brotam com relativa facilidade. E não é que consegui rsrsrsrsrsr?

Mini bromélias Tilandsias
Mini bromélias Tilandsias
Tilandsia com flor
Tilandsia com flor

Fiquei muito feliz com esse resultado acalçado e agora estou vendo que vou precisar  tirar um pouco para que não sufoquem as Orquídeas que estão lá junto. Fiquei preocupada em como descartar as excedentes. Jogar fora sempre esteve fora de cogitação.

Ainda essa semana fui visitar uma prima muito querida (beijos Edna) e voltei de lá com um Cipó – muda da Tilandsia Usneoides mais conhecida como Barba-de-Velho. Até então nem sabia que era uma Tilandsia.

Tilandsia Usneoides
Tilandsia Usneoides

Tillandsia Usneoides é uma planta angiospérmica que cresce sobre grandes árvores, sobretudo o Quercus virginiana ou o Taxodium distichum no sueste dos Estados Unidos, desde o Texas e o norte da Florida até à Virgínia e ao sul do Arkansas. Wikipédia

No meu conceito de leiga não imaginei que ela sobrevivesse aqui no nosso país e confesso estar mais ainda apaixonada por ela.

Barba de velho-Bebê
Barba de velho -Bebê

Agora….. voltando para as nossas Tilandsias regionais e para a minha Quaresmeira cheia delas achei a solução pesquisando sobre a Barba de Velho.

Vou fazer alguns arranjos desses que selecionei e distribuir para as amigas. Afinal dia das mães chegando e mães não me faltam para serem presenteadas.

 

você pode gostar também Mais do autor

1 comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.